terça-feira, 20 de março de 2012

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SUMIDOURO





Prestes a completar um ano de existência já no próximo mês de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS vêem trabalhando em busca de qualificar a condição de vida social das famílias de baixa renda do Município.
Desvinculada da Secretaria de Obras, a Assistência Social de Sumidouro ganhou por lei o nome de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sendo certo que a partir daí e com uma nova secretária a frente da pasta deu início o processo de estruturação e organização da secretaria. 
Atualmente a funcionária Caroline Torres de Moura Felgueiras responde como secretária da pasta, sendo responsável pelas ações sociais que são realizadas no Município e também no atendimento das 3500 famílias integradas ao Projeto do “Bolsa Família”. Durante este percurso várias dificuldades foram superadas. Nossa reportagem conversou com a secretária Caroline, que mostrou algumas ações que a secretaria vem realizando e de que forma estão atendendo a todas as famílias de baixa renda de Sumidouro. “Sabemos de nossa responsabilidade e estamos sempre tentando superar os obstáculos que surgem”, informou a secretária de Desenvolvimento Social, que retificou a importância da união entre as secretarias Municipais afirmando: “Entendo que o importante para as coisas darem certo é preciso ter boa vontade, pensamento positivo e garra, sem contar que sozinho não somos nada e não conseguimos chegar a lugar algum, pois como diz o velho e sábio ditado, a união faz a força”.
Jornal Foco – Como a secretaria vem trabalhando e quantas unidades de Referência existem no Município?
Caroline – Estamos trabalhando forte e informatizando as unidades de atendimento para que todos os setores ligados a secretaria de Desenvolvimento Social trabalhem em Rede. Tal atitude visa possibilitar que todas as famílias atendidas pelo SMDS estejam com suas fichas de atendimentos e avaliações sempre atualizadas no sistema que foi criado. Desta forma, estamos dando suporte aos nossos profissionais (atendentes, psicólogos, conselheiros, professores entre outros) para que possam dar qualquer auxílio social as famílias tendo todas as informações referentes aos atendimentos anteriores, sejam eles no CRAS ou em outros programas. Atualmente no município temos dois CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um funcionado no Centro da cidade e outro no 1° Distrito de Campinas, ambos totalmente equipados em condições para atender as famílias que necessitam de atendimento e de qualquer auxilio no âmbito social. 
Jornal Foco – Como atua o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS? 
Caroline - O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto familiar, visando à orientação e o fortalecimento dos vínculos e contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e indivíduos, tudo isso através de atendimentos com Assistente Sociais e Psicólogas, visitas domiciliares, palestras, CadÚnico e Programa Bolsa Família, grupos de apoio e discussão sobre temas de interesse da comunidade local além de oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo. 
Jornal Foco – Quais as atividades oferecidas pelo CRAS às famílias que fazem uso das unidades?
Caroline - O Centro de Referência (CRAS) oferece as seguintes oficinas: capoeira, pintura, dança sênior, artesanato e dança de rua, tudo isso para atender as diversas idades da comunidade. Inclusive nesse momento as inscrições para essas oficinas estão abertas, as pessoas devem procurar o CRAS mais próximo de sua localidade.
Jornal Foco – Uma das ações em referência do Município é o grupo da Terceira Idade. Em qual unidade de sua secretaria eles se encaixam?
Caroline – Eles são lindos, rsrs. Sempre bem humorados, alegres, um prazer trabalhar com esse grupo maravilhoso. Também estão vinculados ao CRAS, tendo total apoio dos técnicos e da secretaria. Estamos iniciando no CRAS de Campinas a formação de um grupo da terceira idade na zona rural, seria muito bom para eles e principalmente para nós realizarmos este novo projeto. 
Jornal Foco – Sendo a secretaria recém criada e com tantas ações sendo realizadas e a realizar, não existe problemas de falta de funcionários?
Caroline - Ressalto que no final do ano foi realizado um processo seletivo para coordenador de CRAS e Oficineiro, isso para dar oportunidade a todos de concorrer ao cargo. Tenho o objetivo de realizar um concurso público para melhor estruturar a secretaria. Principalmente no que diz respeito à motorista o que é um grande problema. Mesmo assim estamos trabalhando como disse, vencendo uma batalha a cada dia, derrubando barreiras. 
Jornal Foco – As contas da secretaria ainda estão vinculadas a secretária anterior ou existe autonomia própria? 
Caroline - Estamos criando a contabilidade própria da secretaria, para atender uma determinação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para que o recurso possa ser repassado diretamente e administrado por nós com menos burocracia. Recentemente foi assinado um convênio pelo Prefeito Juarez Corguinha com o governo do Estado do Rio de Janeiro, no valor de R$ 300 mil reais para a construção de um CRAS no centro da cidade, o qual já está em processo de licitação.
Jornal Foco – Além do CRAS quais outras ações e serviços já realizados pela secretaria?
Caroline - O Abrigo Municipal foi totalmente equipado com novos dormitórios e armários, mesas, cadeiras, computador, ar condicionado e demais equipamentos para melhor acolher as crianças e adolescentes do município. Também somos responsáveis pelo bom funcionamento físico e estrutural do Conselho Tutelar, que se encontra totalmente equipado conforme nos foi solicitado, quando assumi a secretaria, pelos conselheiros.
Jornal Foco – Para finalizar o que a secretária aguarda para 2012?
Caroline – Agora com o lançamento anunciado pelo secretário de Estado, Rodrigo Neves, do Renda Melhor e do Renda Melhor Jovem estaremos atendendo ainda mais as famílias no âmbito social. Ainda temos vários projetos a serem realizados no decorrer do ano. A Secretaria tem total apoio do Prefeito, que está sempre disposto a nos ajudar, não medindo esforços. Me sinto também muito amparada pelos colegas secretários e por vários funcionários de todos os setores, o que me deixa muito confiante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário